sábado, 12 de janeiro de 2008

OS PONTOS MARCADOS NA TEMPORADA

Na temporada anual serão cinco os torneios
onde os times marcam pontos.

Campeonatos estaduais: 01 ponto
Copa do Brasil: 02 pontos
Campeonato brasileiro: 03 pontos
Copa Libertadores da America: 04 pontos
Campeonato mundial (interclube) : 05 pontos

3 comentários:

utopia e federação disse...

acho que os critérios para se fazer um ranking envolve uma discussão mais difícil. uma solução seria selecionar diversos argumentos e a partir daí fazer diversos rankings. o mais importante de todos, eu acho, é a contagem dos pontos puros e simples. o único detalhe seria 3 pontos por vitória, em qualquer ano. talvez a equivalência, para que não levassem vantagens os pontos consequidos em campeonatos com mais jogos. mas isto pode ser minimizado porque naqueles campeonatos, antes dos pontos corridos, quem não chegava entre os 8 acabava pontuando bem menos. se alguém tivesse uma tabela, eu não tenho, poderíamos fazer um rankeamento interessante. tomaríamos o primeiro ano. digamos que 1971. e daí teríamos o primeiro ranking. depois acrescentaríamos pontos em todos os jogos, dependendo do adversário. se o atlético-mg foi o campeão em 1971, e estamos falando de 30 equipes, quem vence o atlético em 1972 soma 30 pontos, ou 3,0 pontos. não acho que em uma pontuação subjetiva a libertadores deva dar mais pontos que o brasileiro. o brasileiro é um campeonato muito mais difícil. se tivéssemos diversos rankings razoáveis, seria então o momento de observar quais as equipes que variam muito de posição de um ranking para outro. o ranking a longo prazo anula um pouco a roubalheira que eram os jogos para equipes grandes.

utopia e federação disse...

este time de todos os tempos é um absurdo. rivelino e zico só foram grandes jogadores na imaginação dos torcedores de grandes torcidas. nunca, pelo menos, na história do futebol, grandes jogadores conseguiram ser tão ineficazes para seus times e seleções. a seleção brasileira só respirou quando o zico parou.

Ranking do futebol disse...

Primeiro obrigado por ter comentado no meu blog.

Quero lhe responder da seguinte forma:
esse ranking que faço me parece mais exato, "para mim", pelo fato de levar em conta apenas os titulos, ou seja, somente os titulos que dão pontos. E os titulos que dão pontos são 5, os estaduais, por serem de menos importancia, valem 1 ponto, copa do Brasil, 2 pontos e assim sucede.

As pessoas, revistas, jornais, federações e etc, fazem ranking de forma estranha, ao meu ver, logico, nada contra, como a revista placar, por exemplo. O que está valendo é apenas os titulos nesse meu ranking e não as vitorias.

Pode se contestar nesse ranking os estaduais, por exemplo, como a revista placar, que valoriza mais os estaduais carioca e paulista, por se tratar de campeonatos, segundo eles, mais deficeis. Na minha visão, todos estaduais devem ter o mesmo valor. Não importa se paulista ou se o fraco estadual do Piauí. Os pontos ao campeão deve ser o mesmo. Por uma serie de razões...

O ranking de entrada, é a somatoria dos titulos, que somam pontos, para os times no período do ano para se computado no final do ano no ranking histórico.

Quanto aos melhores de todos os tempos, na minha opinião esses foram os melhores, o que não quer dizer que voce ou quem quer que seja possa discordar, muita gente colocaria nessa lista Maradona, Zidane, Platini e muitos outros, e com toda razão, pois foram grandes jogadores. Porem no meu modo de ver, Maradona por exemplo não fora melhor que Rivelino, nem melhor que Zidane, creio que esteja no mesmo nível.

Quanto estarem na imaginação, tanto o Zico como o Rivelino, não é verdade, os dois foram campões mundiais, Zico pelo Flamengo, campeão mundial em Toquio, e o Rivelino com a seleção brasileira em 1970, ao lado de Pelé, sendo um dos titulares daquela seleção. Portanto, voce tem todo direito de discordar, mas foram grandes jogadores, nos times que jogaram e na seleção brasileira.

Obrigado por comentar e quando quiser, pode voltar e comentar, discordando, criticando, enfim, o que achar que está certo e errado.

Um abraço e desculpe somente agora ter-lhe respondido, é que ando muito atarefado...