quinta-feira, 8 de maio de 2008

Ranking histórico dos times no campeonato brasileiro

RANKING DOS TIMES CAMPEÕES BRASILEIRO.

(incluindo a taça Brasil e o Robertão, de 1959 a 1970)

(cada título do campeonato brasileiro vale 3 pontos)


PALMEIRAS – 8 títulos = 24 pontos
SANTOS – 8 títulos = 24 pontos
SÃO PAULO – 6 títulos = 18 pontos
FLAMENGO – 6 títulos = 18 pontos
VASCO – 4 títulos = 12 pontos
CORINTHIANS – 4 títulos = 12 pontos
FLUMINENSE – 3 títulos = 9 pontos
INTERNACIONAL – 3 títulos = 9 pontos
BAHIA – 2 título = 6 pontos
BOTA FOGO – 2 título = 6 pontos
GREMIO – 2 títulos = 6 pontos
CRUZEIRO – 2 título = 6 pontos
ATLÉTICO MG – 1 título = 3 pontos
GUARANI – 1 título = 3 pontos
CORITIBA – 1 título = 3 pontos
SPORT – 1 título = 3 pontos
ATLÉTICO PR – 1 título = 3 pontos


OBSERVAÇÃO:

1 - O reconhecimento da CBF aos títulos referentes aos anos anteriores -de 1959 a 1970-, como taça Brasil e o torneio Roberto Gomes Pedrosa, se faz justiça ao futebol brasileiro.

2 – Porem vejo dois erros nessa reparação, a primeira é que deveria ser computado como título brasileiro apenas 12, que seria do período de 1959 a 1970, portanto 12 torneios brasileiros e não quatorze como foi computado.

3 – Isto implica no segundo erro, que é computar dois títulos brasileiros ao Palmeiras no ano de 1967, um pela taça Brasil e outro pelo Robertão. Nesse ano caberia apenas um título brasileiro ao Palmeiras, ou seria a taça Brasil ou o Robertão. Um único time ganhar dois títulos brasileiros no mesmo ano é meio estranho. Assim como é estranho haver dois torneios considerados como campeonato brasileiro no mesmo ano. Porem o mais estranho é o título de 1968 computado ao time do Santos, como título do campeonato brasileiro, ganho pelo torneio Robertão. E no mesmo ano, outro time, no caso o Bota Fogo, lhe foi computado também um título nacional, ganho pela taça Brasil. Assim parece uma coisa “bagunçada”, meio sem lógica.

4 – O certo seria tanto o Palmeiras como o Santos terem apenas 7 títulos brasileiros. Ao Palmeiras caberia um único título em 1967, seja a taça Brasil ou o Robertão, conferido-lhe como título nacional. Ao Santos, o título de 1968, como fora ganho por um torneio e o Bota Fogo ganhara o outro torneio, caberia uma nova decisão para saber quem ficaria com o título de 1968.

5 – Desse modo, o Flamengo, campeão do modulo verde de 1987, sentir-se-á no direito de reclamar um título nacional daquele ano, pois se o Sport, campeão do modulo amarelo é tido como o campeão brasileiro, a CBF pode ser levada a adotar o mesmo critério adotado em 1968, quando conferiu dois títulos nacionais a dois times diferentes, ganhado por torneios diferentes.

[atualizado-2010]

Um comentário:

Anônimo disse...

Ӏ do acceρt as true with all of the іdeas yοu have offerеԁ іn уour рost.

Theу arе vеry cοnvincing and
will definitely worκ. Still, the ρosts are very quick for newbies.
Μay yоu pleаse lengthen them a bit fгom nеxt time?
Τhanks for the pοst.

My homepage: mouse click the following web site